Não jogue mais lixo debaixo do tapete

Padrão

Somos o resultado das decisões que tomamos. Às vezes passamos tempo demais empurrando lixo para debaixo do tapete. Fazemos de conta que a casa está limpa, mas o lixo continua lá, a nos atormentar. Temos mania de deixar para amanhã a solução do problema que podemos resolver hoje. Ah! Isso resolvo depois. O problema é que esse depois é sempre adiado e o lixo debaixo do tapete só aumenta.
Essa decisão não tomada acumula os problemas e corremos risco de adoecermos pela falta de coragem de resolver de forma direta e correta o que infelicita. É sempre bom refletir que resultados terão as nossas decisões no presente e para o futuro. Mas, é bem certo que, se algo está te incomodando e te fazendo mal, é hora de resolver, decidir e partir para outros rumos.
Às vezes, apenas uma boa conversa, de forma franca, pode resolver um problema que você considera gigante, e que na verdade não é tão grande assim. Nos furtamos ao diálogo, negamos nossas fraquezas e ficamos atirando de longe flechas na tentativa de atingir o alvo. Essas flechas quase sempre envenenadas pelo ódio, ao invés de resolver, cria mais problemas, leva mais lixo para debaixo do tapete.
Se te sentires magoado ou magoada com alguém, seja franco. Converse, resolva, não deixe para depois. Deixar para depois só te fará sofrer mais ainda. Se pensar que o mundo já nos oferece dificuldades demais para atravessarmos, por que teremos que acumular ainda mais problemas com questões às vezes tão banais?
Quando pautamos nossas decisões na base do respeito, entendendo que todos temos defeitos e qualidades e que somos semelhantes, mas não iguais, tudo fica mais fácil. A ignorância que ainda resiste em nos colocar pronto ao enfrentamento não resolve, cria mais problemas. O que resolve mesmo é ser franco com você mesmo e ser leal com as pessoas. Ninguém é responsável pelas frustrações de outra pessoa. Todos temos nossas próprias frustrações e nossos desafios e só nós mesmos temos o poder de resolver isso.
Ser correto, é antes de tudo ser honesto consigo. O caminho da felicidade ou da infelicidade está na forma como tratamos nossos problemas, como nos relacionamos com as pessoas e como as respeitamos ou não. Para ser mais feliz é necessário antes de tudo se conhecer, tratar bem as pessoas e especialmente, tratar bem de você mesmo.
Tire o lixo do tapete, só assim sua casa ficará mais limpa. Resolva seus problemas, só assim será mais feliz.
Francisco Marco Filho