Não raro, encontro pessoas reclamando do excesso de trabalho, resultado do acúmulo de funções na empresa. Grande parte dessas reclamações parte dos próprios empresários. Alegam que estão cansados e culpam os demais colaboradores de nada saberem fazer. Diante dessa constatação, vivem amargurados, tristes e com olheiras devido às noites de sono perdidas.
Nota-se, claramente, que esse tipo de empresário, não está feliz com sua empresa, com a atuação dos colaboradores e isso reflete nos negócios de forma muito direta e prejudicial. O ambiente que era para ser agradável, torna-se pesado e trabalhar uma tortura. Tudo muito diferente de quando e como você sonhou que seria sua empresa. Aquele ambiente de sucesso, pensado por você, é quase um inferno. Só de pensar e ir para a empresa, já lhe dar dores de cabeça, de estômago.
O que acontece é que se você não se dispor a resolver o problema, ninguém vai fazer por você. E você se questiona: Então terei mais um problema? A resposta é sim. Primeiro, quem tem uma empresa está com problema para resolver todos os dias. O que faz a diferença é como você resolve esses gargalos.
Vamos deixar de falar em problema e falar de solução. Afinal de contas, o que você deseja é um ambiente de empresa menos hostil, funcional e colaborativo. Ninguém funda uma empresa para ter prejuízo ou só problemas. Sendo assim, há caminhos que podem facilitar sua vida e a vida de todos no âmbito de sua empresa.
Vamos começar por colocar as coisas em seus devidos lugares. Saber quem, juntamente com você, estará no nível estratégico, quem formará o nível tático e quem se integrará ao nível operacional é um caminho importante na direção da solução. Dispostos os colaboradores, cada grupo nas suas devidas funções, eliminará um monte de problemas, desmanchará muitos embaraços, desatará muitos nós.
Você terá então o caminho livre para o processo administrativo de sua empresa, com funções definidas, podendo agora, planejar, organizar, dirigir e controlar, e isso de forma colaborativa. Na sequência, veja que talentos você tem na sua empresa. Você tem as pessoas certas para seu negócio? Há casos que pessoas, sem nenhuma identificação com os negócios da empresa ou talento para funções que desempenham, que são mantidas nos empregos por capricho, por ser amigo ou da família. Isso é uma grande roubada. Você tem que ter a pessoa certa para a função certa.
Com as pessoas certas e as funções definidas, é hora de elevar o grau da sua gestão.
Descentralizadas as funções da administração do nível estratégico, agora é hora do Empowerment, ou seja, do empoderamento dos seus colaborares, permitindo que sejam colaborativos, criativos e que se sintam como parte integrante da empresa. Confie em você e confie no talento das pessoas que estão com você. Experimente. Garanto que você se sentirá aliviado e desatará muitos nós de sua empresa.
Marcos Filho