Tanta novidade explodindo por todos os cantos, especialmente na internet, que mais uma vez assombra o mundo com a IA – Inteligência Artificial. Mas, seremos nós, os humanos, criadores da Inteligência Artificial, totalmente dominados por ela? Para alguns estudiosos, esse domínio já vem acontecendo à medida que estamos mergulhando nela.
Um exemplo disto é a utilização do ChatGPT. Essa IA já é uma das mais utilizadas no mundo para diversas pesquisas e estudos.
Observe-se que ela, vez por outra, apresenta falhas, imprecisão de respostas. Ué, nós seres humanos, também, por vezes, somos imprecisos nas respostas e falhamos. Quem não já ouviu: – “Errar é humano”. Sim, esta é uma máxima que utilizamos todas as vezes que cometemos falhas.
Quando é impreciso, ou não tem as respostas, o ChatGPT, alerta que é uma IA, e que não tem todas as repostas, especialmente, em casos muito específicos. Também, é importante salientar que a base de conhecimento desta IA, está limitada até o ano de 2021. Ou seja, ela não acompanha os fatos em tempo real.
Fiz alguns testes com o ChatGPT, exatamente para analisar esta limitação. Nós, brasileiros, perdemos terça-feira, 09 de maio de 2023, a cantora Rita Lee. Uma grande perda que enluta o mundo artístico pelo símbolo que era a cantora para o rock nacional, para a luta das mulheres, por sua irreverência e autenticidade. Rita Lee foi pauta da imprensa nacional e motivo de comentários de notórias personalidades da vida pública e de pessoas comuns. Perguntei ao ChatGPT o seguinte:
– (MF) Como foi a morte de Rita Lee?
– (ChatGPT) – Não há registros confiáveis sobre a morte de Rita Lee, porque ela não faleceu. A cantora e compositora brasileira Rita Lee está viva e atualmente com 74 anos de idade. Ela continua ativa na música e na cultura brasileira, embora tenha se aposentado dos palcos em 2013. Portanto, quaisquer informações ou notícias que sugiram que ela tenha morrido são falsas e infundadas.
– (MF) Ela faleceu em 09 de maio de 2023.
– (ChatGPT) Peço desculpas, mas a minha resposta anterior foi baseada no meu conhecimento atualizado até setembro de 2021. Como uma inteligência artificial, não tenho acesso a informações em tempo real sobre eventos futuros ou que ainda não aconteceram. No entanto, caso a notícia seja verdadeira, lamento muito pela perda da talentosa cantora e compositora Rita Lee. Ela deixará uma grande contribuição para a música brasileira e será lembrada por suas canções icônicas e por sua personalidade única e irreverente. É importante notar que, como uma IA, não posso confirmar a veracidade dessa informação, pois dependo de fontes confiáveis para obter informações atualizadas.
– (MF) Por que você não acompanha os fatos em tempo real?
– (ChatGPT) Como uma inteligência artificial, eu sou capaz de processar e armazenar grandes quantidades de informações e dados, mas não tenho a capacidade de coletar e monitorar notícias ou eventos em tempo real. Minha função é fornecer respostas precisas e úteis com base no conhecimento que adquiri durante meu treinamento, mas eu dependo de fontes confiáveis para obter informações atualizadas. Além disso, é importante lembrar que, como uma IA, eu não tenho a capacidade de julgar a veracidade de informações, então sempre recomendo que as pessoas verifiquem as informações em diferentes fontes antes de considerá-las como verdadeiras.
Com base neste teste, nós humanos ainda estamos em vantagem. Mas, até quando? Quando as perguntas são relativas a fatos compreendidos no período de treinamento da IA, as respostas quase nunca falham.
Já convivemos com as IAs há muito tempo. Elas chegaram devagarinho. A automação nas indústrias, o computador pessoal, o celular, a assistente virtual, o Siri da Apple ou a Alexa da Amazon que funcionam por comando de voz. Sim, as IAs estão dentro dos lares, das empresas, no carro, no bolso, nos hospitais, nas escolas, nos shoppings, nas academias, na fila do pão… Já não vivemos ser uma IA por perto. Só que agora, as IAs estão em outro patamar. O avanço é gigante, tendo impactos ainda maiores nas profissões, na mão de obra, na renda financeira das pessoas, no rendimento cognitivo das pessoas, no comportamento social, entre outros pontos relevantes.
E as falhas o limite de dados ao ano de 2021 já estão em processo de correção. As extensões utilizadas nos navegadores de internet, já permitem explicações certos assuntos ou temas pesquisados em tempo real.
Nós, seremos humanos temos pela frente o desafio de não sermos totalmente dominados pelas IAs.