O ADMINISTRADOR E AS COMPETÊNCIAS DURÁVEIS

Padrão

Em Teoria Geral da Administração, do conceituado autor Idalberto Chiavenato, citando Robert L. Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com as pessoas e situações do que de seus traços particulares. Ou seja, “depende do que ele consegue fazer e não do que ele é”.

A capacidade do administrador vem embasada em conhecimento, perspectiva, julgamento e atitude. Parece pouco. Mas, isso é de fato, muito profundo.

Com relação ao conhecimento, o administrador deve utilizá-lo para dar sustentação e suporte à empresa e à equipe, sendo que o conhecimento passa por constantes mudanças e inovações.

Isso pressupõe que o administrador é aquela pessoa que deve revisar constantemente seus conhecimentos, validando seu acervo e acrescentando novas informações.

Perspectiva é a mão na massa. É colocar o conhecimento para funcionar. É a prática a serviço da avaliação, da solução de problemas e de situações diversas do negócio.

Para julgar é necessário ter informações corretas, condições de análise crítica da situação e ter equilíbrio para que as decisões a serem tomadas tragam benefícios para os negócios, mantendo esse equilíbrio na equipe e no desempenho da empresa.

É papel do administrador ter postura e atitude e correr riscos na procura por ser assertivo. Ter confiança em si é também entregar confiança para outras pessoas.

O administrador é líder, e, portanto, investido da liderança, as suas atitudes devem ser sóbrias, honestas, corretas, de forma que mantenham o ambiente de trabalho operando e garantindo a todos motivação e confiança.

Ainda relativo à atitude, uma delas é centrada no tratamento para com as pessoas, com os colaboradores, buscando neles parcerias, resultados e reconhecendo, por vezes, as limitações dos espaços e enaltecendo os esforços deles para melhorar o ambiente, o trabalho e otimização do trabalho e suas tarefas.

Essas são as competências duráveis do administrador, de acordo com Chiavenato: Conhecimento, Perspectiva, Julgamento e atitude.

Conhecimento (Saber): know-how; aprender a aprender; aprender continuamente; ampliar conhecimento; transmitir conhecimento e compartilhar conhecimento.
Perspectiva: (Saber Fazer): Aplicar conhecimento; visão global e sistêmica; resolver problemas; saber fazer bem; trabalhar com os outros; proporcionar soluções.

Julgamento (Saber analisar): Avaliar a situação; obter dados e informação; espírito crítico; julgar fatos; ponderar com equilíbrio; definir prioridades;
Atitude (Saber fazer acontecer); Atitude empreendedora; criatividade e inovação; agente de mudança; iniciativa e riscos; foco em resultados e autorrealização.

Num resumo, o que Katz defende e Chiavenato cita,  é que essas competências duráveis estão para o administrador como habilidades técnicas, humanas e conceituais.

As pessoas mudam, as inovações são cada vez mais velozes, a tecnologia cresce exponencialmente em diversas frentes, e tudo isso para o administrador é desafiador.

Para Chiavenato, “habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado”. Portando, com essas habilidades é possível obter sucesso.